Deixar o carregador municiado, por longo período de tempo, desgasta a Mola?
Deixar o carregador municiado, por longo período de tempo, desgasta a mola?
Em tese, municiar um carregador novo, em sua capacidade máxima, e deixá-lo numa gaveta, por anos, PODE NÃO acarretar perda significativa da tensão da mola. No entanto, não há como considerar essa hipótese como regra.
Mas usar o carregador com frequência, municiando e descarregando, também pode desgastar a mola, pois, molas têm vida útil estimada em ciclos (contração – expansão). Portanto, o possível desgaste dependerá do carregador em si, do uso que se faz dele, da ação do ambiente sobre suas partes.
Diante dessas informações, o que fazer?
Um periódico, norte-americano, apresentou esse questionamento a especialistas, dentre eles: um armeiro da Beretta, o serviço de atendimento ao consumidor da Sig Sauer, o vice-presidente da Mec-Gar (fabricante dos carregadores da Ruger, S&W, CZ, Sig…)
Todos sugeriram a rotatividade periódica dos carregadores, enquanto mantém alguns municiados ou em uso, os outros “descansam”. Não há consenso quanto ao prazo, David Kochol, vice presidente da Mec-Gar, sugere que esse revezamento seja feito a cada 90 dias.
Por Thiago Lyra
Instruto Credenciado
DEIXE SEU COMENTÁRIO
O carregador de sua arma é importante!