Armas de defesa, saiba qual escolher.
Histórico
As primeiras armas de fogo, ainda improvisadas, provavelmente surgiram na China logo após a invenção da pólvora, no século 9. Em tubos de bambu, essa mistura de salitre, enxofre e carvão vegetal que explode em contato com o fogo era usada para atirar pedras.
Os árabes aperfeiçoaram o invento no século 13, quando os canhões passaram a ser feitos de madeira e reforçados com cintas de ferro. Mas a contribuição decisiva veio no século 14, quando surgiram os primeiros canhões de bronze, mais seguros. “O canhão abre caminho para a evolução tanto do armamento pesado quanto do individual”, diz o historiador João Fábio Bertonha, da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná.
Como escolher a sua Arma de Defesa
A dúvida sobre como escolher a primeira arma é bem comum, mesmo entre policiais, militares ou civis, já que nem sempre o agente de segurança é exatamente um conhecedor de vários modelos de armas, mas conhece muito bem a arma com a qual trabalha, não tendo um contato muito frequente com demais modelos e calibres.
Antes mesmo de pensar em marcas, modelos e calibres, precisamos pensar em qual vai ser o uso desta arma e em que tipo de lugar ela vai ser útil para sua segurança.
Conhecer os tipos de armas é fundamental para não comprar algo que venha a se tornar um estorvo ou até um risco ao usuário, contudo, não existem verdades absolutas sobre o uso para cada estilo. Porém, é importante saber que cada tipo possui mais ou menos eficiência em determinadas situações.
Revólveres
São armas que podem ter canos curtos, de duas polegadas ou canos mais longos, de até doze polegadas de comprimento.
Costumam ser os tipos mais simples de armas de fogo, com manuseio simples e exige quase nenhuma manutenção exceto um pouco de óleo de vez em quando. Não costumam dar falhas de funcionamento e possuem uma capacidade de tiro que pode variar de cinco até oito tiros.
Pistolas
São armas um pouco mais complexas que os revólveres. Possuem mecanismos que permitem travas de segurança e que exigem um pouco mais de técnica para um correto manuseio.
As pistolas costumam ser maiores e ter uma capacidade mais variada podendo ter até 30 munições por carregador.
Carabinas
São armas longas, com cano raiado e com uma precisão muito boa. Muito comuns com moradores de áreas rurais, tanto para defesa, caça ou mesmo para lazer.
Não exigem muito conhecimento técnico, mas o correto manuseio com segurança é indispensável, pois possuem gatilhos sensíveis, característica comum de armas longas de precisão. A capacidade de tiro costuma variar entre 10 até 12 tiros.
Espingardas
São as mais dinâmicas das armas de fogo. Possuem calibres variados e podem ir do calibre mediano 36 até o 12. Podem ter diferentes tipos de cartuchos para o mesmo calibre, com diferentes tipos de chumbo e quantidade deles, o que altera muito o uso da arma e a distância útil do tiro.
Ainda está em dúvida? Passe no Clube de Tiro e Armeria Itajaí! Temos uma ampla variedade de armas e instrutores altamente qualificados para te orientar e ajudar nessa escolha.
Antes de escolher o seu clube observe alguns aspectos para não ter aborrecimentos: verifique a localização, chegue e saia em segurança, acesso ao clube, comodidade das instalações e o atendimento tem que ser de excelência.
CONHEÇA A ADSUMUS CLUBE DE TIRO, ARMAS E MUNIÇÕES. Aqui você encontra tudo isso
DEIXE SEU COMENTÁRIO
Armas de defesa